Linguagem, Comunicação e Leitura na pressuposição de si do outro e do mundo.
A princípio percebe-se que a amplitude desse texto e gigantesca, tendo como base que Linguagem, Comunicação e Leitura, estão diretamente ligadas entre si; O texto consiste basicamente na formação e na capacidade intelectual do indivíduo, que deve estar sempre alerta, buscando a compreensão de si, do outro, e do mundo em que esta inserido. Inevitável se faz que mudanças aconteçam urgentemente, haja vista que a Comunicação, assim como a Linguagem, estão sempre em constantes mudanças, por isso a necessidade de inovação, onde Linguagem, Comunicação e Leitura, possam ser compreendidas e interpretadas no mínimo de forma homogêneas, não apenas em Linguagem Verbal, mas sim, em todas as Linguagens, no mais profundo sentido da acepção da palavra propriamente dita.
É notável o quanto precisamos nos atentar para as necessidades relacionadas com a formação dos nossos Professores; Nós como Professorandos, temos o dever e o compromisso de passar ao nossos Alunos o quão importante é a Leitura na formação do ser Humano; sendo ele no caráter Social, Linguístico, Político, Psicológico, Cultural em fim em todas as áreas relacionadas ao conhecimento Humanístico.
Necessário se faz Revitalizar, Inovar o Ensino, de modo que o Receptor possa realmente compreender a mensagem do Emissor, sendo ele capaz de argumentar sobre o Contexto e ter a convicção e a habilidade de Retransmiti-la com palavras Próprias Coerente e Coesa, deixando assim, sua contribuição intelectual em meio a sociedade.
Para que tais mudanças aconteçam e preciso ir além do "Mero Ensinamento" onde Professores Fingem que Ensinam e os Alunos de igual forma Fingem que Aprendem; Em um mundo onde turbilhões de informações chegam a todo momento, temos que ter a ousadia e a coragem de querer mais, muito mais, e isso tudo só será possível quando mudarmos a nós mesmos, deixando nas laterais essa Fórmula Arcaica e Ultrapassada de ensinar. E preciso mostrar ao Aluno que Linguagem, Comunicação e Leitura, fazem parte do "Eu" intelectual e que dificilmente conseguirão galgar êxito com a ausência dessas ferramentas imprescindíveis ao desenvolvimento de cada um, possibilitando assim a capacidade de Compreender, a Si ao Outro e ao Mundo em que se vive. (Valdson Santos)